Clique e navegue pelo artigo:
Nesse artigo você encontra:
Consulado Mais Fácil? Entenda o Mito do Visto Americano
Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Recife e Porto Alegre. Esses são, respectivamente, a Embaixada e os quatro consulados americanos presentes no Brasil. Para pessoas fora da área, muito se especula sobre o rigor na análise de perfil em cada um deles. Alguns dizem que Brasília é mais fácil, outros que é mais difícil — e assim se repete com os demais.
A verdade é que isso não passa de mais um dos mitos que envolvem o tema do visto americano.
Categoricamente, não existe um consulado em que seja mais fácil conseguir o visto. Esse mito surge do simples fato de que, se uma pessoa for aprovada em Brasília, ela naturalmente considerará aquele o consulado “mais fácil”; se for aprovada em São Paulo, terá a mesma percepção sobre aquele posto. O contrário também é verdadeiro: se for negada, aquele será, para ela, o “mais difícil”, mesmo que essa conclusão não tenha qualquer base lógica.
É fato que alguns consulados apresentam um número maior de aprovações — e também de negativas. Isso não ocorre por serem mais ou menos rigorosos, mas, sim, porque atendem a uma demanda maior de solicitantes. Um exemplo é o consulado de São Paulo, um dos consulados americanos com maior volume de solicitações no mundo!
Estamos falando de uma metrópole com mais de 10 milhões de habitantes. É natural, portanto, que existam mais relatos de aprovações ou negativas nesse consulado — pura matemática.
Recife, por outro lado, é o consulado com menor movimento no Brasil. Isso não significa que seja mais fácil obter a aprovação por lá, e sim que o número de solicitantes é menor. Por isso, ouve-se falar menos sobre aprovações ou negativas em Recife. No entanto, proporcionalmente, os índices de aprovação e rejeição são praticamente os mesmos em todos os consulados.
Mas então, qual consulado escolher?
Recomendamos sempre que o solicitante opte pelo consulado mais próximo de sua residência. Inclusive, escolher um consulado distante, quando há um mais próximo, pode gerar questionamentos inesperados durante a entrevista.
Por exemplo: “Por que você veio solicitar o visto no Rio de Janeiro se mora em Goiânia e Brasília está a apenas 200 quilômetros da sua cidade?” Nesse caso, será necessário apresentar uma justificativa plausível. E reforçamos: isso não tem relação com o consulado ser mais “fácil” ou “difícil”. O cônsul pode apenas interpretar que, ao optar por um deslocamento mais caro e demorado, você esteja tentando fugir de algo ou esconder alguma informação — o que é comum em perfis com vínculos frágeis com o Brasil.
Agora que você já sabe que não existe diferença entre os consulados, entre em contato com a Viaggi Vistos e junte-se aos nossos de 80.000 aprovados no Brasil e no mundo! Acione nosso WhatsApp 64 992610775 clicando AQUI e faça uma análise do seu perfil!
* É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo aqui exposto de acordo com a Lei nº. 9.610/1998.
Mais de 10 pessoas realizaram a leitura desse artigo.
Ainda não tivemos avaliações o suficiente. Seja o primeiro a curtir esse artigo! 😊