Quando um visto americano pode ser cancelado?
Entenda os principais motivos que podem levar à revogação do seu visto americano — mesmo que ele ainda esteja válido.
Em 19 de setembro de 2025 às 12h43
Nesse artigo você encontra:
- 1. Permanecer nos Estados Unidos mais tempo do que o permitido
- 2. Usar o visto de turismo para estudar ou trabalhar
- 3. Mentir na imigração ou no formulário
- 4. Ter comportamento suspeito em viagens
- 5. Cometer crimes ou violar leis imigratórias
- 6. Ser barrado na imigração
- 7. Ser acusado de censura ou repressão política
Entenda os principais motivos que podem levar à revogação do seu visto americano — mesmo que ele ainda esteja válido.
Ter um visto americano válido não significa garantia de entrada nos Estados Unidos — e muito menos que ele estará sempre ativo até o vencimento.
O governo dos EUA pode cancelar um visto a qualquer momento, por diversos motivos. Em muitos casos, o cancelamento é automático, sem aviso prévio, e pode ocorrer ainda no aeroporto ou no sistema.
Veja os principais motivos que podem levar ao cancelamento do visto:
1. Permanecer nos Estados Unidos mais tempo do que o permitido
Se você ultrapassa o período autorizado pelo oficial de imigração no seu i-94 (e não apenas a validade do visto), seu visto pode ser automaticamente cancelado.
2. Usar o visto de turismo para estudar ou trabalhar
Estudar além da carga horária permitida — mesmo nos casos em que o visto de turismo permite o chamado "estudo incidental" — ou trabalhar nos Estados Unidos com visto de turista, mesmo que remotamente para uma empresa no Brasil, por exemplo, é expressamente proibido.
Esse tipo de violação pode levar ao cancelamento imediato do visto americano e comprometer futuras solicitações.
3. Mentir na imigração ou no formulário
Omitir informações, dar dados falsos ou cair em contradição durante a entrevista ou entrada no país é considerado fraude — e pode resultar na revogação definitiva do visto.
4. Ter comportamento suspeito em viagens
Ficar meses seguidos nos EUA, ainda que dentro do prazo permitido pela imigração, entrar e sair com frequência incomum ou não ter vínculos claros no Brasil pode gerar suspeitas e resultar no cancelamento.
5. Cometer crimes ou violar leis imigratórias
Mesmo infrações consideradas leves, como dirigir embriagado, podem impactar negativamente o visto.
6. Ser barrado na imigração
Se um oficial da imigração decidir não permitir sua entrada nos EUA, o visto pode ser cancelado ali mesmo.
7. Ser acusado de censura ou repressão política
Como vimos recentemente com os Ministros do STF brasileiro, até autoridades estrangeiras podem ter o visto cancelado se forem acusadas de violação de liberdades democráticas, como liberdade de expressão ou perseguição política.
Fique atento: o consulado e a imigração analisam tudo — seus hábitos de viagem, suas redes sociais, seus vínculos no Brasil e seu histórico anterior de vistos.
Após ter o visto americano cancelado, é possível conseguir um novo visto aprovado?
Nem todo cancelamento de visto significa inelegibilidade permanente — mas alguns sim.
Em casos mais graves, o cancelamento pode gerar uma inelegibilidade vitalícia, ou seja, a pessoa se torna permanentemente impedida de obter um novo visto americano.
Já em situações menos severas, não há inelegibilidade definitiva, e é possível que, com o tempo, o solicitante consiga apresentar vínculos sólidos e reconquistar a confiança do consulado.
Na Viaggi Vistos, já acompanhamos diversos casos bem-sucedidos de pessoas que tiveram o visto cancelado após longas estadias nos Estados Unidos.
Com bons vínculos, preparo adequado e uma análise estratégica do perfil, esses solicitantes conseguiram reverter o histórico negativo e conquistar um novo visto americano — mesmo após situações delicadas no passado.
Se você quer evitar erros que podem comprometer o seu visto, conte com a Viaggi Vistos para te orientar desde o início, com preenchimento correto do DS-160, análise de perfil e orientação personalizada para sua entrevista.